FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

(Metalurgia, Produtos de Metal e Máquinas e Equipamentos)

- Emprega 91 mil trabalhadores em seus 4.849 estabelecimentos (2010).

- Possui uma participação de 16,38% na indústria catarinense levando em consideração o valor da transformação industrial (2010).

- Em 2011 as exportações totalizaram US$ 1.780 milhões, sendo 19,7% das exportações totais catarinenses e 5,4% das nacionais, nesse segmento.

- Santa Catarina é o maior exportador de motocompressores herméticos do Brasil, com uma participação de 77% no volume total. O estado também é líder nas exportações de refrigeradores.

- Em Santa Catarina está situada a maior fundição independente da América Latina, destacando-se na fabricação de produtos fundidos para a indústria automotiva e conexões em ferro para redes hidráulicas e gás. O estado é líder nacional em eletroferragens galvanizadas a fogo para distribuição de energia elétrica, telefonia e TV a cabo, além de elementos de fixação: parafusos e porcas e produtos para jardinagem.

- O principal pólo metal-mecânico de SC está situado na região Norte, porém está presente também em outras regiões como no Vale do Itajaí e no Sul.

Exportações de produtos metal-mecânicos realizadas por SC e BR, de 2000 a 2011

ANO