FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

Criação
          A cidade de Joaçaba, localizada no meio oeste catarinense, é considerada um polo do setor metal mecânico, e por ocasião do Cinquentenário de Joaçaba, comemorado em 1967, as indústrias metalúrgicas empregavam aproximadamente 800 operários, sendo sua produção direcionada ao mercado local e regional e aos estados de SP, PR, RS, GB, RJ, MG, GO e MG, além de países vizinhos, como Argentina, Uruguai e Paraguai.
         Em 1990, o industrial Ricardo Pichler Ritter von Tennenberg, sentindo a necessidade de criar uma Entidade Sindical Patronal do setor metal mecânico que os representasse, procurou os empresários Günter Knolseisen e Werner Kratochvil, para expor sua intenção. Eles de imediato concordaram com a idéia e o grupo, então, movido pela necessidade das Empresas do setor de se organizarem em prol da defesa de seus interesses e melhorar o entendimento entre as categorias econômicas e produtoras, resolveu reunir as empresas joaçabenses para deliberarem sobre o assunto.
Para que o processo da criação deste Sindicato ocorresse em conformidade com a legislação e as normas administrativas pertinentes, foi convidado o Dr. Arno Duarte, advogado especializado em Direito do Trabalho, oriundo da cidade de Curitiba PR, para prestar assessoria.
         Assim sendo, em 30 de abril de 1990 foi lançado e publicado o Edital de “Convite e Comunicação” às Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Joaçaba e, em 05 de maio, na semana em que se comemorava o Dia do Trabalho, os representantes das referidas indústrias compareceram nas dependências do SENAI, situado em Luzerna, então distrito de Joaçaba, visando deliberar sobre a criação do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas. O Edital publicado obteve o resultado esperado e os Empresários do setor metal mecânico compareceram em grande número.
          Foi então em 05 de maio de 1990 lavrada e aprovada a ATA de FUNDAÇÃO do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Joaçaba e Herval d’Oeste, contendo os termos de seu Estatuto, enquadrado na área do grupo 14 do Artigo 577 da Consolidação das Leis do Trabalho, como Sindicato de categoria econômica,  tendo como finalidade preservar os interesses de seus associados, judicial e extra-judicialmente, além de oferecer  sua contribuição ao Estado na manutenção da paz social, promovendo um melhor entendimento entre as Categorias Patronal e Profissional.
Consta desta ATA de FUNDAÇÃO um ato de louvor à pessoa do Sr. Ricardo Pichler Ritter vonTennenberg, como MENTOR DA CRIAÇÃO DESTE SINDICATO, por defender com muito entusiasmo sua criação pelos benefícios que esta Entidade traria às Indústrias da Metalurgia e aos interesses das comunidades joaçabense e hervalense, fato que tem sido comprovado ao longos dos últimos anos.
Ainda, nesta mesma Assembleia, foi eleita e empossada uma Diretoria provisória, com mandato de um ano, tendo sido eleito para o cargo de Presidente, Günter Knolseisen e para o cargo de Tesoureiro Geral, Werner Kratochvil.
Todo o processo da criação do Sindimec, desde a elaboração da minuta dos Estatutos, seu estudo e aprovação até seu encaminhamento junto ao Ministério do Trabalho ocorreu sob a orientação jurídica do Dr. Arno Duarte.
          A estruturação e funcionamento do escritório do Sindimec, transcorreu sob os cuidados de Silvia Eyng, pessoa convidada para ocupar o cargo de Secretária Executiva, devido sua vasta experiência no ramo. O escritório foi estabelecido à Av. Rio Branco, 56, imóvel gentilmente cedido pelo Sr. Ricardo Pichler Ritter von Tennenberg. Em novembro de 1996, o Sindimec, após adquirir o imóvel, estabeleceu a sua sede à Rua Getúlio Vargas, 419, 1º andar, sala 3, centro, Joaçaba.

Filiação à FIESC
         As Empresas Associadas do Sindimec, em Assembleia Geral Extraordinária do dia 17 de abril de 2000, com unanimidade de votos, aprovaram sua filiação à Federação das Indústrias de Santa Catarina, destacando os benefícios que adviriam deste ato, além do congraçamento com outros sindicatos.

Registro Sindical
         Longo foi o caminho percorrido para a obtenção do Registro Sindical junto ao Ministério do Trabalho. Após entendimentos com outras entidades sindicais, em 21 de maio de 2002, o Sindimec obteve sua Certidão e o Código Sindical.